terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Europeana relançada hoje


Parece que, depois de um longo e tenebroso inverno, finalmente a Europena – a biblioteca multimídia online da Europa – entrou na rede a partir de hoje, ainda que em Beta.
São mais de 2 milhões de obras dos 27 Estados-Membros da União Européia, contando com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais destes países. Por exemplo, nos arquivos de Portugal é possível acessar a Carta Plana de parte da Costa do Brasil, de 1784.
O melhor, a plataforma foi planejada nos vários idiomas falados nos países da União Européia (EU), o que, para nossa felicidade, inclui o português.
O acervo foi composto por materiais cedidos por mais de 1000 organizações culturais européias, entre elas museus, como o Louvre (Paris-FR), que forneceram digitalizações de quadros e objetos das suas coleções. A idéia é envolver também o setor privado no projeto, com o objetivo de se chegar a 2010 com um total de, pelo menos, 10 milhões de obras.
Segundo a Comissão Européia, acervo representativo "da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interativas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais. [...] Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso patrimônio cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes coleções", comentou o presidente, Durão Barroso.
Já Viviane Reding, comissária européia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia européias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital".
Conforme informações dos responsáveis, desde a abertura da biblioteca, hoje de manhã, o acesso chega a 10 milhões de visitas/hora, tendo esta "tempestade de interesse" forçado mesmo a "deitar o sistema abaixo" por algum tempo para duplicar a capacidade do "site".

Informação:por e-mail, através de integrante do grupo “Viciados em Livros” www.viciadosemlivros.com.br/ do amigo Lancelot

0 comentários:

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile