quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dan Brown

Dan Brown (22/6/1964),

nasceu no Estado de Nova Hampshire. Primeiro, dos três filhos de Constance (Connie), musicista profissional, e Richard G. Brown, matemático, professor do ensino médio e autor do livro didático Advanced Mathematics: Precalculus with Discrete Mathematics and Data Analysis. O casal e os filhos viveram no campus durante muitos anos e Brown foi educado, literalmente, na escola e na religião cristã.
Cresceu rodeado de livros de filosofia, ciência e religião, fator que contribuiu significativamente para a sua formação e para a elaboração das suas obras. Graduou-se na Phillips Exeter, em 1982; entrou para o Amherst College; cursou História da Arte na Universidade de Sevilha, Espanha, onde também estudou com afinco os trabalhos de Leonardo da Vinci, de importância crucial em seus romances.
Casado com a pintora e historiadora de arte Blythe, mora em New England. Como escritor, sua maior realização foi estar, no início de 2004, na relação dos mais vendidos do The New York Times, simultaneamente, com quatro de seus livros (O Código Da Vinci; Anjos e Demônios; Fortaleza Digital e Conspiração/Ponto de Impacto).


O CÓDIGO DA VINCI

SINOPSE
O professor de Simbologia Robert Langdon e a criptógrafa francesa Sophie Neveu, tentam decifrar os mistérios do assassinato do curador do museu do Louvre, Jacques Saunière, que possui ligações com uma sociedade secreta chamada Priorado de Sião, da qual haviam participado como grão-mestres Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que a criptógrafa e o simbologista terão que desvendar. Passam a suspeitos do crime e, ao mesmo tempo, detetives, tentando decifrar um código, oculto nas obras de Leonardo, que pode revelar um segredo milenar envolvendo a Igreja Católica – uma verdade escondida durante os séculos. À frente das autoridades e do assassino, a dupla sai à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci, em desesperada corrida através de catedrais e castelos da Europa, e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – a natureza do sorriso da Mona Lisa e o significado do Santo Graal. A conclusão é imprevisível.






COMENTÁRIOS

O Código Da Vinci mistura ficção e elementos reais – obras de arte, arquitetura, documentos, rituais secretos, organizações – “Opus Dei” (católica) e o Priorado de Sião. Refere-se ao culto matriarcal (iconografia da deusa e a simbologia do Sagrado Feminino), na obra, representado pela “Santa Ceia” pintada por Leonardo da Vinci.
Dan Brown afirma desvendar uma verdade, codificada por Da Vinci em suas obras: o segredo da relação carnal entre Jesus e Maria Madalena, materializada em uma linhagem que prossegue até os dias de hoje, e escondida pela Igreja. Com isso, indignou muitos e deu asas à imaginação a outros tantos.
Essa grande questão, a natureza da ligação de Jesus e Maria Madalena, vem acompanhada de questionamentos sobre as atividades da Opus Dei; a antiga existência do Priorado de Sião (e seu tempo de existência); a possibilidade de um sentido oculto nas pinturas sacras de Leonardo da Vinci, bem como seu papel junto ao Priorado.

0 comentários:

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile