quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Igreja de Saint-Sulpice
A Linha da Rosa, que uniria os rosacrucianos, é localizada por Dan Brown na Ig. de Saint-Sulpice. Realmente, lá existe uma fita de latão desenhada, alinhada com a direção norte-sul. Entretanto, diferentemente do que afirma o autor, não existe, pelo que se conhece a respeito, uma conexão entre essa linha norte-sul e qualquer seita esotérica.
Engana-se também Dan Brown quando diz que essa linha marcaria o meridiano de Paris. Na realidade, o meridiano de Paris está a cerca de 110 metros a oeste. Um erro de cem metros numa cidade como Paris, pouco representa, mas não deixa de ser um erro.
As Meridianas são linhas que, se prolongadas indefinidamente, passariam pelos pólos, dando volta ao globo. Marca, pois, o meridiano do lugar. O Sol passa por cima dessa linha quando atinge sua altura máxima no céu e está exatamente na direção sul, por isso é designada como passagem meridiana do Sol, atingida no momento do meio-dia solar verdadeiro.
Não se tem provas de que tenha havido uma construção de um templo de Ísis no local.

Vaticano
Em que pese a palavra ter sido aplicada incorretamente, fica claro que Dan Brown quando se refere ao Vaticano o faz no sentido da autoridade da Igreja, o centro do poder eclesiástico, e não no da estrutura arquitetônica. Portanto, discutir-se um erro, neste caso específico, seria perda de tempo.
O mesmo ocorre com a Igreja de São Pedro, que o autor chama de Catedral de São Pedro, provavelmente motivado pelo tamanho da estrutura da igreja, a segunda em tamanho no mundo.

0 comentários:

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile