segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Livros com Histórias – para todos os que amam os livros

No momento em que a grande pergunta que ronda a cabeça dos que amam os livros é qual o futuro que os aguarda (tema que abordarei brevemente), um site dedica-se às histórias pessoais desses companheiros de jornada.
A idéia, além de criativa é muito interessante.
Tudo começou em 2002, quando Shaun abriu um livro da prateleira de um bar no metrô de Manhattan: The Road to ‘Human Destiny’: A Life of Pierre Lecomte Du Noüy. Dentro do livro havia a seguinte inscrição: “Joey, I love you so much! You have surpassed the definitionfor all. I will always cherish our orgasmic moments.love + resistance Mark
Algo como: "Joey, eu te amo tanto! Você superou todas as definições. Eu sempre valorizei nossos momentos de orgasmos. amor + resistência. Mark".
A mensagem, segundo o próprio Shaun, manuscrita por um desconhecido, escrita para outra pessoa, cujo paradeiro, sexo e relacionamento ele desconhecia completamente, surpreendeu-o como algo trágico e poderoso. Desde então, ele tem buscado, entre milhares de livros (sebos, garagens, bibliotecas), essas mensagens que se integram ao corpo do texto literário, escritas por desconhecidos, para desconhecidos, e que contam uma história única.
Em seu depoimento sobre a criação do site, ele diz das sensações que teve em relação à mensagem encontrada: “Talvez algum dia este livro voltará a encontrar o seu caminho para Mark ou Joey e eu vou chegar a conhecê-los, e perguntar-lhes se trabalhavam fora, se seus momentos de orgasmos foram suficientes para sobreviverem às dificuldades da vida. Eu gostaria de perguntar se Joey foi capaz de resistir às tentações ou oposições que o flagelaram. Eu gostaria de perguntar o que eram. Gostaria de perguntar a Mark o que lhe inspirou para escrever a sua mensagem neste trágico memorando."
Não são dedicatórias ou autógrafos, mas mensagens pessoais, escritas por alguém para outra pessoa, ou simplesmente um pensamento que veio em um determinado instante em que aquele livro era o que estava às mãos. Inclusive fotos, poemas, papéis que ficam como marcadores. Um momento qualquer que tenha marcado aquele livro e aquela pessoa que o leu, ou o recebeu de presente.
No projeto de Shaun, agora, todos podem participar, enviando-lhe, através de e-mail (shaun@bookinscriptions.com), a imagem da capa e da inscrição encontrada, além das informações que se tenha sobre o livro.






Project The Book Inscriptions

0 comentários:

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile