quinta-feira, 19 de março de 2009

O Pêndulo de Foucault

Download

O Pêndulo de Foucault é um romance do filósofo e novelista italiano Umberto Eco, publicado em 1988. A obra é dividida em dez capítulos, é repleta de referências esotéricas (Kabbalah e Alquimia) e teorias conspiratórias, além de vasto número de informações, ideias e, inclusive, trechos de livros antigos e raros.

Enredo
Três amigos, que trabalham em uma editora, resolvem criar uma sociedade secreta e armam toda uma estratégia conspiratória para governarem o mundo – tudo de brincadeirinha –, mas alguns reais conspiradores levam a sério a armação dos três cavalheiros andantes. E, aí, os três se envolvem nos mistérios dos cavaleiros templários, dos dez Sefiroh, numerologia, manuscritos, profecias, teorias e outros caminhos tortuosos.
O Código Da Vinci, de Dan Brown, perto desta obra é uma brincadeira de criança. O pêndulo, de Eco, é quase uma enciclopédia esotérica.


O verdadeiro pêndulo de Foucault
O pêndulo a que se refere o livro foi projetado pelo físico francês Léon Foucault, para demonstrar a rotação terrestre.
O pêndulo de Foucault, em sua construção mais simples, é formado por uma massa metálica, preferencialmente esférica, pesada, em cuja parte superior tem um gancho para sua sustentação e, na inferior, uma ponta em forma de agulha. O fio que a prende é fino e inextensível. Deve ser instalado a uma altura mínima de três metros, uma vez que quanto maior sua altura, menor é o número de oscilações por segundo que ele executará. Além disso, o pêndulo deve ser instalado em um recinto onde não haja correntes de ar ou variações de temperatura, sendo termicamente isolado do exterior. Os melhores pêndulos já construídos estão no Pantheon (Paris) e na Ig. de São Basílio (Moscou).


Pantheon 


Informações
Salves
Wikipédia

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim Margareth !
O Código Da Vinci, perto desta obra é uma brincadeira de criança. Não posso estar mais de acordo contigo.Aliás o Código Da Vinci é bizarro !
Certamente o Umberto Eco é um dos escritores ,de ficção, além de ensaios e textos académicos, dos melhores do século XX.
Abraços!
Seu blog está muito bacana!

Bárbara disse...

Excelente indicação! Me apaixonei por Foucault quando li "A história da Loucura". Excelente post! Já baixei e já vou começar e ler! mais uma ves obrigadapor me fazer conehcer algo tão legal! Abraços Bom final de semana!

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile