quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Priorado de Sião

É uma confraria fundada por Pierre Bonhomme e alguns amigos. Sua função, segundo o livro, seria guardar, e resguardar, a descendência de Jesus e Madalena. De acordo com Dan Brow, entre seus líderes estiveram homens como Leonardo da Vinci, Victor Hugo, Isaac Newton, Debussy, Botticelli, Jean Cocteau, entre outros.
O que se discute em relação ao Priorado, é a data de sua fundação, quem seriam seus membros e sua existência, ou não, na atualidade e qual seu verdadeiro objetivo. Dan Brown afirma que o Priorado foi fundado em 1099, mas há aqueles que dizem que a data correta de sua fundação é 1956. Quanto a seus membros e objetivos, na Biblioteca Nacional francesa existem documentos que relatam atividades ocultas, mas, parece, foram forjados e ali colocados por Pierre Plantard, nos anos 70.
Plantard, segundo alguns, teria ficha policial por fraude e associação com grupos anti-semitas.


LEONARDO DA VINCI

Leonardo surge no livro de Dan Brown a partir da obra “Homem Vitruviano” – desenho feito a partir das proporções estabelecidas para o corpo humano por Vitruvio (arquiteto e engenheiro romano), passando pela Mona Lisa (Senhora Lisa)
Leonardo da Vinci foi um gênio, talvez o maior da história, ninguém duvida; que foi um artista excepcional, também não se discute. Entretanto, o artista não dava muito valor à arte em si mesma, mas a harmonia das formas, a matemática da natureza, a geometria dos corpos, a simetria de todas as coisas. Considerava-se um cientista, um matemático, um engenheiro. A arte, tanto a pintura quanto a escultura, tinha dois aspectos em sua vida, era um trabalho a que se submetia para se manter economicamente e um exercício matemático. Dan Brown acrescenta-lhe uma terceira nuance: um instrumento de divulgação, ainda que codificada, de suas crenças esotéricas.
Não era muito requisitado pela Igreja, apesar de seu espetacular trabalho, devido à falta de disciplina (não cumpria prazos e não atendia exatamente às solicitações que lhe eram feitas), além de sua peculiar rebeldia. Mas realizou algumas obras para ordens religiosas.

0 comentários:

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile