terça-feira, 21 de abril de 2009

Lançamento da Biblioteca Digital da Unesco

Em comemoração ao “Dia Mundial do Livro” (23/4), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, lançou, em Paris, sua biblioteca digital, que dará aos internautas a possibilidade de acessar o acervo de grandes bibliotecas e entidades culturais de vários países.


O que faz deste lançamento um fato a ser realmente comemorado, além do enorme acervo, é que os arquivos foram traduzidos para sete línguas (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo), o que facilitará o acesso a um número muito maior de pessoas.

Entre o grande número documentos, alguns tesouros:
  • álbum de fotografias com os personagens na Ópera de Pequim, trabalho de um pintor da corte, em ou após, o reino de Tongzhi (1851-74) - Escritório do Grande Álbum da Paz de Faces da Ópera;
  • o primeiro mapa (1507) no qual a América é localizada, feito pelo monge alemão Martin Waldseemuelle;
  • as primeiras fotografias da América Latina (Biblioteca Nacional do Brasil);
  • Mapa de 1562 mostrando o 'novo mundo' faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso Americano
  • a Bíblia do Diabo (sec. XII), considerado o maior manuscrito medieval do mundo (Biblioteca Real de Estocolmo - Suécia);
  • manuscritos científicos árabes (Biblioteca de Alexandria – Egito);
  • pintura de oito mil anos, com imagens de antílopes ensangüentados (África do Sul).
Capa da "Bíblia do Diabo"


Escritório do Grande Álbum da Paz de Faces da Ópera


Manuscritos científico árabe - "O Guia para o Bem"

O projeto foi apresentado à Unesco pelo ex-professor da Universidade de Harvard e atual diretor da biblioteca do Congresso norte-americana, James Billington. Trinta e duas instituições, de diversos países (Arábia Saudita, Brasil, Egito, EUA, China, França, Grã-Bretanha, Israel, Japão, México, Rússia e Uganda), pretende chegar a sessenta parcerias até o final do ano.

Acesse e conheça a Biblioteca Digital da Unesco

Fonte:
BBC Brasil (Daniela Fernandes - Unesco lança biblioteca mundial digital)

1 comentários:

Unknown disse...

legal, mas é tao dificil ser um velho - nao consigo ler na web - gosto de tocar , folhar e babar em cima do papel - embora nao leia mais em livros pois tao caros demais e eu nao tenho tempo nao acho mais graça - sempre fui fissuradão em mapas antigos e nunca esqueço quando tive acesso a um dos exemplares da Biblia de gutemberg (tudo bem, era uma merda de livro que aniquilou e atrasou a raça humana por dois mil anos mas saber que ele tinha sido impresso a 500 anos me deixou excitado)a unesco é a baba do ONU, quando sobra algum eles dao uma força - se eu vivesse numa outra situaçao e num outro universo eu cairia de boca neste site, mas as vezes acho que aprendi tantas coisas que nunca vao me ser cobradas que estou cansado...voce ja se sentiu cansada de tudo - de todo o esforço da vida tentando melhorar as coisas e ve que nada adianta...as vezes eu acho que se fosse um alienado eu teria satisfeito as espectativas de todas as pessoas que apostaram em mim...O mundo é composto de idiotas e eu deveria ser mais um...Um detalhe: colecionei a revista planeta (ainda existe?) desde 1972 até 1994 (quando começei a urinar em trabalhos de umbandas nas encruzilhadas e usar livros sacros como papel higienico)aprendi demais sobre misterios que jamais vao ter respostas. abraços

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile