quarta-feira, 20 de maio de 2009

Brasiliana

A Brasiliana, biblioteca composta pelos livros raros doados por José Mindlin, o maior colecionador brasileiro, à USP, será escaneada por um robô e disponibilizada na internet.

A Brasiliana será recebida por um prédio que ainda está em construção, projetado pelo arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, neto do bibliófilo.

Serão três andares de livros, nos quais todas as paredes serão uma vitrine para o acervo de 17 mil títulos dos mais de 100 mil da biblioteca completa de Mindlin, por ou sobre o Brasil. Estarão expostas, por exemplo, todas as primeiras edições dos livros de Machado de Assis, de “O Guarani”, de José de Alencar, e do “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.

Em um espaço abençoado por Santo Inácio, uma imagem do santo em pau-oco (usada para esconder ouro e escapar ao fisco português), um robô do século XXI – que reconhece 120 línguas, devora 2,4 mil páginas por hora, construindo a “Brasiliana digital”.

A grande novidade é que o livro será visto como se fosse o original. O projeto de digitalização prevê busca por palavras-chave, frases, textos, iluminação de períodos e cópia.

A previsão para o término da construção do prédio da Brasiliana é jul. /2010, mas os primeiros livros para consulta online serão disponibilizados em junho.

Assim, em junho, poderão ser vistos e consultados os livros sobre os viajantes que percorreram o Brasil no período dos séculos XVI a XIX; as gravuras de Debret; as obras sobre História do Brasil e Literatura brasileira; os 17 volumes da primeira edição dos vários sermões do Padre Vieira; a primeira edição brasileira de “Marília de Dirceu”, de Tomás Antonio Gonzaga (apensa 3 unidades no mundo); os livros de José de Alencar e a primeira edição de “O Guarany”.

Percorrida esta etapa, 200 livros e mil páginas, serão somados ao acervo, por semana. Enquanto isto, o projeto completo da Brasiliana pode ser visto em site especial construído pela USP.


Fonte:
G1 - Bom Dia Brasil

Imagem Mindlin - Sesc/SP

3 comentários:

Érico disse...

muito bom! como adoro livros, gostaria de visitar essa biblioteca :D

Matemágico - Eu sou a lenda disse...

José Mindlin e a sua família são brasileiros que enobrecem este país. A doação desta biblioteca e a digitalização destas obras representam um compartilhamento do conhecimento e a sua universalização para todos que queriam adquirir mais cultura independente de sua condição social. Muito obrigado amigo Mindlin.

Victor S. Gomez disse...

Sempre fui rato de sebo, agora estou mais devagar. Abraços

 

  © 2009 Spiritus Litterae

DigNow.org

True Contemplation Blogger Template by M Shodiq Mustika  

BlogBlogs.Com.Br
Spiritus Litterae Technorati Profile